contato ∴ lucaspacifico@gmail.com

///


Lucas, colecionador de atmosferas.

Quando percebo que tudo ao redor se silencia e algo encanta meu olhar, significa que acabei de criar mais uma atmosfera que quero guardar. As atmosferas são infinitas, existem tantas quanto o seu olhar selecionar. Coleciono as minhas em forma de fotografia, como memórias herméticas dentro de um enquadramento, silenciosas, delicadas e profundas.

Lucas B. Pacífico (São Paulo, SP, Brasil, 1984) graduou-se em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2007. Atua com direção criativa e de arte na área de comunicação. Desde 2013 desenvolve seu trabalho de fotografia autoral e poética em livros sob orientação de Marcelo Greco.

Participou da residência artística “Mudança de biótopo e outras perspectivas”, uma iniciativa do Territoire Sensible (um espaço franco brasileiro de reflexão e ação com a fotografia), que originou as exposições “Inverno na Provence” exibida em São Paulo/BR (2018) e em Florianópolis/BR no MASC (2019) e a exposição “Collectif Territoire Sensible – Mission Lance Ventoux” (2018) na França.

Faz parte do grupo de autores da Missão Lance Ventoux do Territoire Sensible liderado pelo editor francês Pierre Devin e também do grupo de artistas A Barca, que já tem duas publicações independentes.

Realizou neste período as publicações “Em cada (íntima) cor” (2014), “Ode” (2017), “Mission Lance Ventoux” (2018), “Luz Nevada” (2019) e “Onde nos encontramos” (2020). No momento realiza o ensaio “Versos brancos”.